SOBRE NOS

Fundação Mario Peixoto (FMP)

A Fundação Mario Peixoto (FMP) é uma entidade cultural de caráter privado, instituída em 29/12/1986.

Sua criação está intimamente ligada à existência, na principal rua do Distrito-sede, de um prédio antigo, construído na primeira metade do século XIX, que vinha se deteriorando ano após ano, até que, em 1985, foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação.

Em 1986, quando ingressou em juízo com a Ação de Desapropriação, a Prefeitura de Mangaratiba começou a imaginar a criação de um fundo ou entidade, destinado a angariar recursos visando a recuperação do prédio, denominado "Solar Barão de Sahy", cuja memória tanto tinha a ver com o passado da cidade. Surgia, então, a Fundação Mario Peixoto, tendo como patrono o reconhecido cineasta Mario Peixoto, cujo filme LIMITE foi integralmente filmado em Mangaratiba, tendo a cidade como cenário.

Nascida a ideia, não foi difícil estruturar a entidade como atualmente se apresenta, destinada a fins que vão da administração, restauração, conservação, fiscalização e proteção do patrimônio histórico, artístico, paisagístico e ambiental do município, à promoção de atividades culturais, passando pela destinação de recursos a particulares para obras de restauração em patrimônio de comprovado valor cultural. Em suma, é uma entidade de natureza consultiva e executiva a um só tempo, extremamente ágil em sua forma de operar, até porque possui uma estrutura bastante simplificada:

Um Conselho Curador composto de sete membros, sendo quatro da comunidade; um Presidente; um Secretário-Executivo; uma Divisão Cultural; uma Divisão de Obras e uma Divisão de Administração, Planejamento e Finanças - que agrupa toda a área burocrática num mesmo setor.

A Fundação Mario Peixoto está vinculada administrativamente à Secretaria de Gabinete da Prefeitura, cujo titular tem assento permanente - como Presidente - no Conselho Curador da Instituição. Em razão disso, é ela a gestora e executora da Política Oficial de Cultura no Município de Mangaratiba.

2024 todos os direitos reservados